O treinador que oferece serviços de assessoria esportiva ou treino online possui como desafios manter a motivação dos alunos, enviar as planilhas de modo pontual e monitorar os treinos realizados.
Para oferecer esses serviços é indispensável o uso de tecnologia para estreitar a comunicação com os alunos por meio de aplicativos de mensagens como messenger e whats app, para alinhar metas e acompanhar o treinamento proposto.
Porém, ao mesmo tempo, é importante definir uma plataforma que gerencie as informações de cada aluno/cliente, bem como possa facilitar na preparação e organização desse treinamento.
Cruzar dados de planilhas, provas, objetivos, avaliações, protocolos de treinamento, mensagens e treinos realizados em um único aplicativo torna-se essencial para que o treinador melhore a qualidade do serviço oferecido e o seu tempo de trabalho.
O Treino Online surgiu no mercado em 2002, com uma plataforma offline/online em que o treinador além de se comunicar com o aluno, mantém todas as informações referentes ao negócio em um único lugar com backups automáticos e suporte técnico para apoio de dúvidas e dificuldades, justamente para ampliar as oportunidades de negócio entre treinadores e alunos. Mesmo quando o uso da internet era limitado e o usuário navegava cerca de 42 minutos por dia essa já era uma necessidade. O crescimento no volume de usuários na internet explodiu desde então. Em 2012, este número mudou para 4 horas diárias e pesquisas da atualidade, sugerem que o usuário permanece um período de 9,7 horas diárias.
Entre os clientes pioneiros no mercado de Assessoria Esportiva, o Treino Online destaca a MPR (São Paulo), assessoria esportiva do professor Marcos Paulo Reis que surgiu na década de 90 e organiza a gestão de treinamento de seus alunos com o uso do sistema Treino Online.
Portanto, a consultoria online se apresenta como um grande nicho de mercado para a prescrição de treinamento em diversas modalidades e serviços como corrida de rua, triathlon, personal trainer e musculação; que já demonstram forte concorrência há alguns anos, tendo entre seus pioneiros sites e páginas na internet, onde treinadores que apresentam mais recursos e melhor organização ganham destaque.
Utilizar uma plataforma como o Treino Online que permita ao aluno uma integração com outros dispositivos (Garmin, Strava e outros), envio de mensagens push via app, avisos automáticos em determinadas datas (aniversário, vencimento de atestado, informativos semanais, entre outros) e que principalmente motive os alunos no treinamento é obrigatório nesse mercado.