fbpx
Assessoria Esportiva Envio de Planilhas Plataforma Treino Online

Personalização de treinamento esportivo

A personalização de treinamento esportivo é uma das grandes dificuldades apresentadas pelos treinadores da área de educação física.
A sobrecarga de trabalho do dia à dia, faz com que muitos treinadores criem estratégias para “ganhar tempo” na elaboração dos microciclos.
Essa é a primeira dificuldade que a maioria dos treinadores apresentam quando o volume de alunos aumenta e por isso eles estão sempre em busca de novos recursos que otimizem o tempo.
Falando em tempo, há quem execute essa tarefa de individualização de treinamento com o tempo cronometrado em relógio para não dispersar a atenção e focar no objetivo, mas ainda assim é difícil manter um padrão quando não se utiliza tecnologia que facilite esse trabalho e organize todas os dados dos alunos em um sistema único para cruzar os dados de forma automática.

Pensando nisso, preparamos uma lista de ferramentas para otimizar o tempo no gerenciamento do treinamento esportivo. Veja a seguir:

1. Modelo de planilha
Escolha um modelo de planilha único em que seja possível criar diversos tipos de exercícios e modalidades e possua informações relevantes ao treinamento como tabelas de ritmo, pace ou outros controles

2. Nomenclatura de planilhas
Atribua um nome às planilhas que identifiquem além da modalidade principal, o objetivo do treinamento e salve-as em pastas específicas por modalidade ou serviço prestado

3. Escolha de testes físicos e/ou protocolos de treinamento
Determine protocolos de treinamento de confiança para identificar perfil, monitorar desempenho e propor treinos com segurança para os alunos

4. Tabela de Protocolos de Treinamento
Nomeie as tabelas de ritmo, frequência cardíaca, pace, cadência e etc com nomenclaturas de fácil entendimento para todos alunos que treinam com vocês: dos iniciantes aos avançados

4. Feedback dos alunos
Controle os treinos propostos e realizados por meio de uma comunicação assertiva com seu aluno. Essa prática te ajuda a manter os treinamentos propostos alinhados com o desempenho e rotina dos alunos

5. Crie grupos de alunos por objetivo e nível de treinamento
Isso facilita a sua vida quando você precisa de uma comunicação direta especificamente com esse grupo de alunos para enviar avisos, planilhas, cobranças, etc.

6. Mantenha um registro com o histórico dos alunos ativos e inativos
Todas as informações referentes ao histórico de treinamento e avaliações realizadas com os alunos servem como apoio na elaboração de planilhas

Além dessas sugestões acima, o cruzamento automático entre os resultados dos testes físicos dos alunos e a zona de treinamento proposta pelo treinador, garantem uma individualização do treinamento e promovem um ganho de tempo durante esse trabalho.

Os recursos de automação possibilitam criar uma única planilha e enviar para diversos alunos de modo individualizado.

Entre os últimos recursos criados pelos programadores do Treino Online, podemos citar o uso de hashtags no campo de descrição do treino. Funciona assim: o treinador cria um pré-cadastro de exercícios utilizando o símbolo “#” com o nome do exercício, associa uma descrição, imagem e vídeo e ao incluir essa hashtag no campo da planilha, o sistema entende a simbologia e coloca automaticamente todas as informações desse exercício na planilha dos alunos.

Otimizar o tempo na criação de planilhas é essencial e isso deve ser feito preservando a individualidade biológica dos alunos e objetivos traçados em cada periodização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *