Há 20 anos no mercado de treinamento esportivo no Rio de Janeiro, a Inthegra Assessoria Esportiva é capitaneada por João Póvoa, 42 anos, ex-atleta de karatê. A assessoria marca sua trajetória por um forte trabalho de promoção de saúde e bem-estar no ambiente corporativo, algo que traz em sua essência desde seus primeiros dias de funcionamento.
“A Inthegra nasceu em 2004, quando me formei em Educação Física, através de um projeto de bem-estar corporativo. Nossa primeira experiência foi um grupo de corrida na OI, em seguida entramos na Coca-Cola, na Sulamérica e outras empresas”, conta Póvoa, que começou a empreender aos 18 anos, quando fez um curso do CREF para ministrar aulas de karatê ainda antes de concluir a faculdade.
Vinte anos depois, o Circuito das Estações do Rio de Janeiro tem sido o principal termômetro sobre a escolha da assessoria de abraçar o mundo corporativo. Uma das características do circuito é a presença de muitas empresas com suas equipes de corredores amadores. E a Inthegra tem frequentemente ocupado o lugar mais alto do pódio como equipe com maior número de inscritos, os colaboradores das empresas que atende.
“Desde o início o foco foi corporativo, porém alguns atletas saíam das empresas clientes da Inthegra e queriam continuar a treinar conosco. Os vínculos que criamos com as pessoas nas empresas é fantástico. Temos diretores de RH que nos levaram para duas empresas além da empresa onde nos conhecemos. Creio que o nosso foco em atendimento ao cliente e soluções ágeis são diferenciais que mantém esse vínculo duradouro com o mercado, que por sinal está muito promissor. Temos recebidos convites para concorrências de empresas multinacionais com programas de Wellbeing, e isso parece ser só o começo. A cultura do bem estar físico e mental está consolidada. As empresas são feitas de pessoas e os CEOs e diretores já entenderam que é primordial cuidar do bem estar integral dos colaboradores”, diz o treinador.
Assim como quase a totalidade das assessorias esportivas do Brasil, a Inthegra tem na corrida o seu carro chefe. Tudo acontece em torno dela praticamente desde o início, em 2004, quando o país viveu o ´boom´ da modalidade, que segundo Póvoa parece não ter terminado. “Ele mantém-se forte e crescente até hoje. Cada vez mais pessoas querem correr, treinar e entendem a importância da orientação profissional para isso”, lembra Póvoa, admirador confesso do Circuito das Estações.
“Desde 2007, quando começou no Rio, nós participamos. A ideia das estações, o branding cada vez mais forte e o alcance em todo o país são grandes diferenciais. Já atendemos empresas também em Brasília e São Paulo. Hoje somos parceiros da Ativo e graças a Deus temos frequentado o lugar mais alto do pódio, como maior assessoria esportiva”.
O ano de 2024 marcou uma virada de chave na Inthegra pós-pandemia, com a consolidação de uma parceria com a Track&Field, marca alinhada com o propósito de levar a seus clientes um estiulo de vida saudável. A Inthegra passou a ser uma das empresas participantes do Track&Field Experience, promovendo seus próprios eventos.
“Começamos em 2023 em um evento com 50 atletas, depois fomos para 100, 150, 200, 300. Bolar um evento cada vez maior, com um tema engajador, parceiros e influencers … é sempre desafiador, mas acreditamos que assim como nossos atletas precisam se desafiar, nós nos desafiamos para mantermos o crescimento da marca Inthegra”, afirma Póvoa.
Manter a excelência na gestão da empresa, no atendimento aos clientes e no treinamento a seus colaboradores não seria possível sem determinado parceiros, também comprometidos em entregar sempre o melhor, como a TREINO ONLINE, de quem a Inthegra é cliente a pouco mais de uma década.
“É uma plataforma consolidada no Brasil, atendendo as maiores assessorias esportivas do país. As inovações que eles trazem com aplicação de novas tecnologias a cada momento é um diferencial. Manter-se líder de mercado após tantos anos de trabalho nessa esfera tecnológica é um desafio, mas vejo o Daniel e a Simone muito empenhados em oferecer um serviço cada vez melhor para seus clientes”, completa Póvoa.